TIM FAZ CIÊNCIAS

A parceria entre a Secretaria de Educação e o projeto Tim faz Ciência foi uma excelente iniciativa para os nossos alunos e professores que têm a possibilidade de realizar pesquisas de diversos temas além de permitir o desenvolvimento de procedimentos que são inerentes a base cientifica de produção de conhecimento, como :  observar, classificar, verificar , generalizar, analisar, questionar, definir, e aplicar, oportunizando situações de discussões em sala de aula com fundamentos científicos, conferindo uma maior propriedade ao discurso dos alunos.
Ao iniciar o projeto em nossa unidade escolar tivemos a preocupação de conhecer o material para termos condições de realizar as intervenções com o professor e ajudá-lo neste percurso. Uma das primeiras orientações foi o registro das aulas num caderno específico para o projeto, com anotações das falas trazidas pelos alunos e o desenvolvimento da aula.


                                                                PERCURSO DE OBSERVAÇÃO

































REGISTRO














PESQUISA




HORA DA LEITURA

















RELATO PROFESSORA CINTHIA
PROJETO TIM FAZ CIÊNCIA

Iniciamos nosso trabalho com o projeto Tim no dia 12 de maio. Apresentei o material aos alunos, se encantaram com o material e ficaram bastante empolgados para começarmos.
Demos inicio às atividades pelo percurso de observação. Fizemos uma interação na Leitura do texto “Zé , Doroteia e as árvores, as crianças se colocaram no lugar da personagem e começaram a refletir no que eles deixam de observar no cotidiano da escola, no trajeto, nos amigos.
Para uma dinâmica com a classe apresentei sons diversos e eles teriam de descrever o que estaria acontecendo apenas usando a percepção do som. Foi uma atividade muito legal, os alunos queriam passar o dia fazendo a mesma atividade.
Com a observação do recreio, os alunos apontaram melhorias e perigos. Deram sugestões de mudanças que poderiam serem feitas para melhor bem estar de todos.
Seguimos os percursos até o momento onde encontramos um obstáculo. Ao estudarmos o percurso de classificação nos deparamos a uma palavrinha que nos deixou tensos: Subjetividade. A classificação subjetiva deixou-os confusos e inseguros. Precisei buscar ajuda com minhas gestoras que me guiaram por algumas ações, além de que, tivemos um encontro com a Equipe responsável pelo Projeto e os professores que aderiram a este, o que me deu boas ideias. Uma delas foi a sugestão de uma professora de levar alguns alimentos a sala e pedir para alguns alunos experimentar e falar sua opinião, fazendo assim uma discussão sobre a subjetividade do “Gostar”.  Com esta ajuda conseguimos vencer este obstáculo. Ainda bem!!

Ainda não finalizamos nosso percurso pelo projeto, mas estamos caminhando nesta maravilhosa trilha!







0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.