EJA

2015

O que é Dengue?

dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente com a dengue em mais de 100 países de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue.
Existem quatro tipos de dengue, pois o vírus causador da dengue possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo, mas imunidade parcial e temporária contra os outros três.
Embora pareça pouco agressiva, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por sangramento e queda de pressão arterial, o que eleva o risco de morte. A melhor maneira de combater esse mal é atuando de forma preventiva, impedindo a reprodução do mosquito.
SAIBA MAIS NO SITE: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/dengue
Destacamos este assuntos pois em nossa escola tivemos um caso da nossa colega de trabalho e professora tão querida do EJA professora Patricia.
Ela ficou afastada durante uma semana e relata sobre a importancia de estar atenta aos sintomas.
No retorno a escola os alunos com ajuda da professora kelly fizeram uma festinha de boas vindas.




CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO



ENCONTRO COM ALUNOS DO EJA PARA DISCUSSÃO SOBRE O PROJETO QUE SERÁ TRABALHADO EM 2015 NA ESCOLA.
DENTRO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA O IMPORTANTE É QUE TODOS PARTICIPEM, DANDO SUA OPINIÃO, CONSTRUINDO SABERES, DIVIDINDO CONHECIMENTOS.







Jornal na Escola













  • Áreas de conhecimento/disciplinas envolvidas;
LOE, Matemática, Geografia, Arte, Educação Física, Ciências.Interdisciplinar

  • Contexto de desenvolvimento da ação
(objetivos, conteúdos, etapas, avanços e desafios);
Justificativa:

O trabalho com jornais escolares são exemplos de produções significativas que vem ganhando campo em muitas escolas, principalmente por possibilitar um universo de abordagens.
O projeto “Jornal Escolar" visa proporcionar informações institucionais e educativas a toda comunidade, onde a finalidade principal está em despertar a produção e participação direta dos alunos, desta forma desenvolvendo os mais variados tipos de habilidades.
Segundo Maria Alice Faria, pesquisadora e autora de várias obras sobre o jornal
na sala de aula, apresenta, o jornal como mediador entre a escola e o mundo, “uma fonte primária de valores, tornando-se então instrumento importante para o leitor se situar e se inserir na vida social e profissional” (FARIA, 2003, p.11)
Informar os leitores de assuntos que fazem parte do seu contexto certamente despertará a curiosidade dos alunos do EJA.
O professor ao trabalhar com a leitura e análise do jornal em sala de aula,
possibilitará ao aluno o contato com os vários gêneros jornalísticos como: notícias, reportagens, editoriais, crônicas, charges, entrevistas e etc.
O acesso às informações por diferentes linguagens como texto, fotografia, desenho e gráficos contribuem para o desenvolvimento da competência da leitura e será base para a criação de um pensamento crítico e reflexivo sobre o que se lê, preparando o aluno para o exercício da cidadania. “A função da leitura reflexiva, questionadora é justamente a comunicação com o diferente, reforçando a idéia de pluralidade, de valor da diferença “ (PAVANI, 2007, p. 18).
Segundo TAJRA (2001: 137), 
A produção de textos é um dos componentes mais importantes para a
consolidação de nossos conhecimentos. Quem se expressa, expressa-se em
função de alguma situação e finalidade; quem conclui desenvolve uma visão critica
sobre algo.

Objetivo Geral:

Objetivo Geral
Utilizar a produção do jornal para informar, comunicar, integrar, relatar os
problemas da comunidade, desenvolvendo ao mesmo tempo habilidades que venham trazer informações construtivas, num trabalho colaborativo.

Objetivos específicos

- Estimular a leitura e escrita;
- Despertar a criatividade;
- Proporcionar a formação crítica dos alunos quanto às informações recebidas;
- Promover a integração dos alunos;
- Divulgar informações institucionais e educacionais;
- Trabalhar informações e temas atuais;
- Desenvolver a capacidade de procurar, organizar e apresentar as informações;
- Incentivar a cooperação;
- Elaborar uma produção significativa;
- Integrar e inter-relacionar disciplinas e conteúdos;

Objetivos da área de tecnologia:

Conhecer os meios de comunicação;
Entender como funciona o mecanismo de mídia social;
Buscar imagens na internet;
Pesquisar informações;
Publicar imagens de pessoas e paisagens utilizando-se da câmera digital;
Entender sobre Propriedade intelectual, direito de imagem, destacando sempre a fonte nos textos extraídos da internet;
Entender o que é e desenvolver logomarca para o jornal;
Fazer digitação no laboratório de textos informativos, crônicas, anúncios, etc...
Apropriar-se dos recursos do computador para confecção do jornal;




ETAPAS:

- Escolha do grupo de trabalho;
- Escolha do nome do jornal;
- escolha da logo marca do jornal
- Definição e distribuição de editorias (editorial, notícia, reportagem, manchete,
entrevista, diversão, esporte, cultura, charges e classificados) que serão
desenvolvidos com temas relacionados a Meio Ambiente, Política, Turismo,
Educação, Cultura, Comportamento, Saúde, esportes, etc...
- Momento de pesquisa e produção escrita;
- Escolhas dos temas;
- Envolvimento da comunidade escolar, com: poemas, fatos, produção e outras
idéias relacionadas ao tema em questão; reportagens, imagens antigas, anúncios.
- Primeira revisão textual;
- Escolha de modelos e padrões de designer (laboratório) e conhecimento do
programa a ser trabalhado;
- Busca de imagens pelo bairro,
- Primeira digitação no programa Publisher;
- Impressão para revisão;
- Finalização da 1º edição e demais.



1ª EDIÇÃO
Ações do Projeto para o 1º Semestre
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Esclarecimento do projeto à turma acerca do Jornal Escolar;
X
Escolha do grupo de trabalho
X




Definição, distribuição de editorias e estudos conceituais sobre as editorias;
X
Momento de pesquisa e produção escrita;
X
X
Primeira revisão textual;
X
Segunda revisão textual



X

Escolha de modelos e padrões de designer (laboratório) e conhecimento do programa a ser trabalhado;
X
Escolha do nome do jornal e votação do nome.


X


Escolha da logo marca, votação no laboratório de Informática



X

Primeira digitação no programa Publisher e impressão para revisão;
X

Impressão para distribuição
X
Apresentação no do jornal no HAJA EJA
X
Apresentação do jornal na escola




X


Conclusão
O projeto teve a função de incentivar o aluno a ir além, a escrever, a desenhar, a interpretar e a ser capaz de fazer escolhas. Evidente que problemas de ortografia, pontuação e concordância ainda persistem nos textos, mas ocorre a busca de um aprimoramento na produção textual. Os próprios alunos se questionam e refazem os textos, conforme sugestão do professor, com interesse em aprender o que não sabiam.
A partir do projeto, houve uma mudança radical de comportamento em sala de aula. Os alunos chegam trazendo textos, querem contar as novidades, perguntam “quem viu....”, e, principalmente, querem digitar seus textos no Laboratório de Informática para postar no jornal.
Para se obter êxito não há receitas e sim o planejamento didático, o amor e a dedicação, que, combinados com o bom uso da tecnologia, incentivam o aluno a alcançar o seu objetivo, o qual é apropriar-se do conhecimento escolar.
Papert (1986) ratifica o sucesso do projeto, pois, conforme o autor, o aluno constrói algo se houver interesse e se for bem motivado.

Tudo haver com o EJA


·         Referenciais teóricos;

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.
São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.

PAVANI, Cecília. JUNQUER, Ângela. CORTEZ, Elizena. Jornal: uma abertura para a
educação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

FARIA, Maria Alice. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula. São Paulo: contexto, 2004.
TARJA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. São Paulo, SP. Editora: Erica,2001


BANNER


DEPOIMENTOS DE  PROFESSORES E ALUNOS

                     



HAJA EJA 

ARTE COM CAIXOTES









 















PROJETO ART POSTAL

Descobrindo talentos entre nossos alunos!!!
WELINGTON E ANTONIO

CLAUDIA

 CLEMILDA E ALEX

DEBORA E FELIPE

 GRAZIELLE E MARIA JOSÉ

JESSICA E JOÃO

JOÃO LEANDRO

 LUCIANO

MARIA E ANTONIA

MARIA JESSICA E JOSIEL

MICHELLE E LUNA

PAULO E CUSTÓDIO

VICTOR E ROSINEIDE

HAJA EJA E MOSTRA CULTURAL EJA 2013




PROJETO 'QUALIDADE DE VIDA"

Justificativa
Considerando a realidade da comunidade escolar e através das observações, questionamentos, reflexões e conversas realizadas com os alunos, verifica-se a necessidade de abordar o tema qualidade de vida e saúde nas turmas de 7º e 8º termos.

O projeto teve sua importância pautada principalmente em alguns aspectos, apontados como fatores de risco e presentes na realidade diária dos educandos, como a faixa etária avançada, os índices de obesidade, o trabalho, o sedentarismo e a falta de os recursos públicos na região onde moram, sugerindo assim um debate sobre qualidade de vida e as condições de saúde.

No laborátório
OBJETIVOS

•              Valorizar a leitura como fonte de informação.
•        Conhecer as especificidades e ajustes necessários para a construção de textual e gramatical específicas do gênero textual: Folder
•            Produzir textos considerando os aspectos relevantes sobre qualidade de vida e saúde; e os aspectos da construção textual e gramatical.
•               Estimular a pesquisa  científica e o levantamento de dados, utilizando os recursos da internet.

CONTEÚDOS
.             
•            Utilização de recursos informativos e linguísticos de coerência e coesão textuais, conforme o gênero e os propósitos do texto.
               Recursos áudio e vídeo
•             Produção textual.
•             Pesquisa orientada sobre o tema.
•             Ordenação do tema qualidade de vida e saúde.
               Produção do folder no software (SCRIBUS)




PROJETO MÚSICA, ALFABETIZAÇÃO E TECNOLOGIA

Através deste projeto os alunos tiveram a oportunidade de apreciar vários estilos musicais, ler e interpretar letras de música e até arriscar a compor a sua própria. No laboratório de informática puderam conhecer alguns softwares responsáveis por gravação de voz, produção de vídeo e buscar sites de música, explorando todas as ferramentas do computador.
O processo envolveu todos os alunos do Eja e contou com a presença de um aluno apresentando sua performance artística.







  SOCIALIZAÇÃO DE PRÁTICAS

PROFESSOR DIOGO DE INGLÊS, NOTA 10 . ASSOCIOU O PROJETO DA ESCOLA COM O CONTEÚDO DE INGLÊS DADO EM SALA DE AULA,  CONSEGUINDO FAZER OS ALUNOS INTERAGIREM  EM SUAS AULAS.




PROJETO TECNOLOGIA E MÚSICA  NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS.

PROFESSORAS SILVANIA E PATRICIA 





 Passeio ao Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca dos alunos do EJA neste mês de junho para acrescentar ao projeto da nossa escola "Diálogo Cultural".





2012]


A proposta do trabalho com tecnologia no EJA é de que os objetivos educacionais e as ferramentas de comunicação da web contribuam para o avanço dos conhecimentos dos alunos.
O programa jclic foi utilizado para alfabetização e também para trabalhar com o tema "Profissões" e  "Alimentação".
Outros recursos foram utilizados como: apresentação de vídeos, pesquisa em site, digitação no word...






Profeesora Patricia trabalhando com lista de palavras à partir de um texto lido na sala.
O recurso utilizado foi os nets, onde os alunos puderam explorar  o editor de texto.




Os termos exploraram na aula de geografia os continentes visitando sites de geografia.



Alguns momentos das oficinas
TEXTURIZAÇÃO

ARTESANATO
ESTÉTICA 

GINÁSTICA

JCLIC ALFABETO E NOMES DE FRUTAS














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