ROBÓTICA E TECNOLOGIA

ROBÓTICA E TECNOLOGIA
A Robótica Educacional iniciou o ano fazendo o maior sucesso com entre os alunos  Esta modalidade estimula a pesquisa e a formulação de respostas para os problemas apresentados no cotidiano. Os projetos são desenvolvidos de forma cooperativa, valorizando a contribuição particular de cada integrante do grupo.  As pequenas peças do kit oferecido aos alunos vão se transformando em produtos finais incríveis. E o melhor de tudo é que este trabalho favorece a multidisciplinaridade, desenvolvendo o  aprendizado em diferentes áreas, tais como: Ciências, Matemática, Física, Geografia, História, Conhecimentos Gerais e Raciocínio Lógico.


INICIAMOS NOSSAS ATIVIDADES EM TECNOLOGIA COM A CONFERÊNCIA DAS PEÇAS;






      Com a professora Nalda, iniciamos com conferência das peças cada aluno segurava uma  cor e na roda eles em ordem colocava a peça no seu lugar dizendo a cor.
Num segundo momento iniciamos com a grande roda depois separamos em pequenos grupos com um monitor auxiliando na montagem fizeram a produção de um pião.
Os monitores auxiliavam e orientavam as crianças.
Ja a turma do Infantil V, depois da montagem livre fizeram o carrinho e a  montagem do ventilador, dentro da situação problema que mostrava a característica do clima da Austrália. 



Os primeiros anos que estão trabalhando sobre a horta tiveram que resolver uma situação problema e depois montaram a carretinha .
O desafio proposto era o de pensar em uma tecnologia que facilitasse o tranporte de terra e adubo para horta.




          Montagem livre dos 2ºs anos e conferencia das caixas:


                

  Os 3ºs anos das professoras Rebeca, Cida e Viviane estão trabalhando com fábulas por isso logo após a fábula " O leão e o ratinho" eles tiveram que descobrir um modo de tirar o leão da rede do caçador.













Os 4ºs anos, dentro do projeto da escola "Dialogo Cultural" estão trabalhando com os países Japão e Índia  As montagens direcionadas para os temas destacaram as dificuldades na Índia sobre limpeza dos rios e saneamento básico.



Montagem Guindaste

(SOLUÇÃO PARA LIMPEZA DOS RIOS E SANEAMENTO BÁSICO)




 No Japão enfatizamos a pesca como principal atividade  A frota pesqueira japonesa é a maior do mundo em tonelagem.



MONTAGEM " BARCO PESQUEIRO

(TECNOLOGIA UTILIZADA PARA PESCA)








MONTAGEM LIVRE PARA ALUNOS DOS 3º Anos




Proposta de trabalho com tecnologia para a turma do 5º ano foi pesquisar as tecnologias utilizadas no país que estavam trabalhando com o projeto "Dialogo Cultural" que no caso foi o "Japão".









 Para a professora Verônica com sua turma do 4º ano o país explorado foi a "Índia", a proposta para este grupo foi levantar a estrutura do Taj Mahal e pesquisar sobre as tecnologia que foram utilizadas para sua construção.






SABER UM POUCO MAIS SOBRE O MUNDO DAS AVES, CONHECER O ANIMAL TÍPICO DA AUSTRÁLIA, SABER COMO O BICO DO ORNITORRINCO FUNCIONA FOI O DESAFIO DA TURMINHA DA PROFESSORA ANDRESSA QUE SE DIVERTIU TENTANDO PEGAR PEÇAS PELO CHÃO COM O BICO QUE CONSTRUIRAM.










TRABALHO EM EQUIPE, EXPLORAÇÃO DO MATERIAL E CONSTRUÇÃO DE UM OBJETO QUE TIVESSE POLIAS, ESTE FOI O DESAFIO DOS ALUNOS DA PROFESSORA LEIDE.









SUSTENTABILIDADE E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, foi um dos temas trabalhados pela turma da professora Verônica 2º ano ciclo II, que a partir de uma situação problema fizeram a montagem do guindaste.
Em continuidade ao projeto Sustentabilidade  com  as turmas do 2º ano ciclo II e articulando a disciplina de arte com o projeto Victor Muniz, os alunos fizeram a montagem do triturador de papel e a proposta era que a partir dos material que eles conseguiram fazer uma obra de arte.
 

UTILIZANDO RODAS NA MONTAGEM


Este foi o desafio proposto para turma professora Priscila , os alunos puderam colocar a imaginação para produção dos mais diversos e extraordinários veículos.


Já professora Cida e Mônica que estavam trabalhando parlendas optaram por fazer montagem sobre brincadeira antigas e entre elas o girador de pião.




 PROFESSORES LEANDRO E DANIELA
À partir da leitura do texto a revolução nos livros (ler e escrever) fizemos a montagem da prensa, com observações a respeito da utilização da prensa na gráficas atuais.O passeio ao Jornal  Folha de São Paulo, contribuir para enriquecer o trabalho de comunicação e tecnologia.



Turma Infantil IV e V e 1ºs anos"Contos de fadas"


Situação problema:
A mamãe de Chapeuzinho foi fazer um bolo para ela levar para a vovó, porém teve que parar pois sua batedeira quebrou...
OBS; O aluno professor Antonio sugeriu, vamos construir também uma armalhida para o lobo não pegar a vovó.

Vamos ajudá-la construindo uma batedeira.

Os três Porquinhos
Assistimos vídeos, fizemos atividades, lemos vários livros e até assistimos a peça teatral , agora vamos ajudar o Prático (o porquinho mais esperto a carregar seu material para construir sua casa)
ARTE E ROBÓTICA 

IVAN CRUZ "Brinquedos e brincadeira"


A partir do tema Brinquedos e brincadeiras, exploramos á partir de jogos e atividades no laboratório (JCLIC, vídeos, apresentação de slides)e concluímos com montagens de vários brinquedos. 

 Exemplo de Situação problema:
No parquinho tem vários brinquedos, porém existe um que só funciona se houver 2 pessoas.Qual é este brinquedo?Vamos monta-lo?
 Situação Problema professora Margareth.
 Nosso colega de sala é cadeirante vamos imaginar como ele se locomove pelos ambientes?
Sugestão de site: Jogo da cadeira de rodas( percebendo as dificuldades)
Agora que você já percebeu o quanto é dificil se locomover por ambientes não adaptados, vamos a nossa montagem. " Cadeira de rodas".
Turma professora Mônica e Bruna
Situação Problema:
Na história o Gigante consegue pegar a crianças pela janela num edificio muito alto. Faça uma montagem para conseguir chegar até a janela e avisar a menina que o gigante esta vindo.
Turmas do  Professor Leandro e Professora Daniela
O descobrimento do Brasil, meios de transporte, cultura brasileira, foram alguns dos temas abordados pelos professores em sala de aula , tendo continuidade no laboratório através de vídeos, atividades e curiosidades e terminando com montagem da caravela, onde aproveitamos para desafiar os alunos a entenderam como funcionam as polias. Situação problema: A partir da história do Brasil descubra qual tipo de transporte eles usaram para descobrir a America?
Montagem Caravelas:

CONHECENDO O SISTEMA SOLAR
As turmas do 2º ano ciclo II professoras Carol, Claudia e Verônica exploraram o universo e o sistema solar. No laboratório o site www.escolagames.com.br, acrescentou muito á partir dos jogos sobre os planetas, além de vídeos e por fim uma montagem com a caixa 9645 na construção do planetário.
  
Turminha da professora Vanessa , Marleide e Denise
Conferência separada por cores e montagem de um carrinho.A turminha da professora Vanessa , Marleide e Denise estão cada vez mais espertas. Iniciamos as aulas com material de Lego com a conferência, dando a cada grupo uma cor, em seguida inserimos todas as cores na conferência, esta prática ajudou muito no momento de organização e mesmo na discriminação de cores, tamanho e formas, sempre deixando um tempinho para exploração livre. No segundo semestre o grupinho estava preparado para começar a montagem dirigida e a primeira montagem foi a do carrinho. Não abrimos mão de deixar a turminha brincar e criar com o material, assim quando começamos a orientar na montagem tudo foi muito bem aceito . 
                                             
















0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.