EDUCAÇÃO INFANTIL


2016 EDUCAÇÃO INFANTIL


Como criar um gênio? Dê a eles as ferramentas para trabalhar. Esta é a proposta do Laboratório de Informática com a turminha do Infantil. Estimular a criatividade, trabalho em equipe, liderança, colaboração. Assim inicia nosso ano com a Turma Infantil de nossa escola, estimulando o aluno  a criarem, levantarem hipóteses, resolverem problemas, criarem soluções. 


2015


TEATRO INFANTIL COM MUITA MÁGICA

PROFESSORAS DO INFANTIL ENCENARAM A PEÇA 

A capacidade de fazer de conta é uma das características mais relevantes da infância, pois está diretamente ligada ao desenvolvimento intelectual e físico dos pequenos. Quando imagina que é um policial à procura de um bandido, a criança elabora respostas às distintas situações que surgem e, ao pôr em prática seu personagem, estabelece movimentos que ampliam a consciência e a expressão corporais. Por isso, os jogos teatrais são uma ótima maneira de desenvolver a relação da criança com o próprio corpo, com o do outro e com o espaço. Eles são jogos de construção em que a consciência do "como se" é trabalhada de forma gradativa em direção à articulação da linguagem artística teatral. "No processo de construção dessa linguagem, a criança estabelece com seus pares uma relação de trabalho, combinando a imaginação dramática com a prática e a consciência na observação das regras", explica Ingrid Dormien, que leciona Teatro Aplicado à Educação na Universidade de São Paulo (USP) e é coordenadora de projetos da Escola de Educadores.
fonte:http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/teatro-imaginacao-pre-escola-jogos-546388.shtml

Todo ano os professores do Infantil proporcionam este mundo mágico para os alunos e este ano não podia começar diferente...
O grupo de professores da manhã e tarde se organizaram e fizeram uma linda apresentação com a música "Duelo de Mágicos" do Palavra Cantada.
Para quem quer ouvir fica o podcast.
















2014

Projeto JARDIM DE MONET

OBJETIVOS

Levar os alunos a compreenderem e a perceberem a natureza holística do conhecimento.
• Compreender como a arte pode ajudar na percepção das constantes transformações da natureza.• Promover a inclusão cultural e uma alfabetização em arte.
• Introduzir a criança no mundo das artes e torná-la capaz de uma apreciação estética.
• Contribuir para a formação da criança e despertar o seu olhar para as obras de arte.
• Conhecer obras de artistas 
• Despertar a sensibilidade, o desenvolvimento da criatividade, do pensamento e do senso crítico.
• Estimular e desenvolver a leitura, a interpretação e a imaginação.
• Colocar as crianças em interação com diversas produções culturais, a fim de propiciar situações de aprendizagem que sejam significativas e transformadoras.
• Estabelecer relações entre o saber, o aprender, o fazer e o conviver.
• Incentivar o gosto pelo belo e pela arte.

RECURSOS UTILIZADOS NO LABORATÓRIO

SOFTWARE ARTPAD
TUXPAINT
INTERNET


Produto final:  Animação produzida no Artpad






TRABALHOS DA  TURMA PROFESSORA  VALDINÉIA.


                                       ARTE COM MONET from Marcia Cosme da Silva

UTILIZANDO A O SOFTWARE TUX PAINT NOS NETSBOOKS.

As professoras do Infantil souberam explorar ao maximo o uso dos nets em sala de aula, entre os recursos mais trabalhado foi usado o tuxpaint, que auxiliou na produção de desenhos e ampliou o conhecimento sobre suas ferramentas de utilização.
Outro programa muito utilizado foi o GCompris, que oferece vários jogos de alfabetização.






PROJETO CONTOS DE FADAS

APRESENTAÇÃO DE TEATRO
PROFESSORES/ ALUNOS


CINDERELA




JOÃO E MARIA


BRANCA DE NEVE





RELEITURA


AZUL

Saiba mais

Ana Azul-Escura é uma rainha, mas ninguém sabe disso. Ela também é bonita e coleciona cada maluquice azul-escuro! Como aquele peixinho azul-escuro que canta ópera. Ana Azul-Escura também é tagarela, adora conversar, mas “todo mundo que a vê só consegue dizer: ‘Ohhhhhhhhh!’ e ‘Ahhhhhhhhh!’. E mais nada.”. Certo dia, porém, ela encontra o Rei Amarelo-Ouro e por ele se apaixona: “é amor à segunda vista”. E agora? O que será que Ana Azul-Escura vai fazer para se entender com o Rei Amarelo-Ouro?






APRESENTAÇÃO DE DANÇAS


O CRAVO E A ROSA
TURMA INFANTIL V 
Professora Andressa


A LINDA ROSA JUVENIL
Professora Andréa

FROZEN
Professora Andressa




OS TRÊS PORQUINHOS

Professora Nalda infantil III

Iniciando o ano nada melhor que brincar com as letrinhas, com isso a professora Andressa produziu um áudio-livro que foi apresentado para todos alunos do Infantil.




2013



PRIMEIRA REUNIÃO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA PLANEJAMENTO DAS AÇÕES PARA O ANO







PASSEIO PELO BAIRRO

DENTRO DO PROJETO CULTURAL SOBRE A REGIÃO NORTE A TURMAS INFANTIL VI A E B DAS PROFESSORAS KELI E VALDINÉIA FIZERAM UM PASSEIO PELO BAIRRO EM BUSCA DE MATERIAIS COMO FOLHAS  TENDO POR OBJETIVO FAZER A COMPARAÇÃO DA PAISAGEM TENDO COMO PRODUTO FINAL UMA ÁRVORE MONTADAS PELOS ALUNOS.




UTILIZANDO OS NETS EM SALA DE AULA

AS PROFESSORAS ROSI, ANDRESSA, ÂNGELA  ESTÃO TRABALHANDO COM OS NETS, NELES FOI POSSÍVEL EXPLORAR SITES INFANTIS COMO 
http://www.duende.com.br/ , OUVIR MÚSICA, ASSISTIR VÍDEOS E JOGUINHOS DE ESTRATÉGIA E MEMORIZAÇÃO, ETC.
 Á PARTIR DO 2º SEMESTRE A PROPOSTA É FAZER LISTA , CONHECER A CALCULADORA .


ALÉM DOS NETS AS PROFESSORAS UTILIZAM O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA


ATIVIDADES NO LABORATÓRIO

Um dos temas do nosso projeto na escola foi Diálogo Cultural o estudo da cultura dos países. Destaque para o estudo e pesquisa da professora Andressa e Rosi , para o estudo do Coala e Canguru na Austrália.













Professora Keli  aplicando a "pintura de sopro" com seus alunos.

Nesta técnica a criança desenha assoprando a tinta com o canudo.





PINTURA COM AQUARELA

VISITA DO EXPRESSO LAZER

Música, brincadeiras e muita alegria na visita do expresso lazer para a turma dos alunos da educação infantil.





2012




Momento Coletivo
com muita criatividade,esta é a proposta da professoras da Educação Infantil.
No 2º semestre mostraram que além de serem ótimas professoras também dão um show atuando em peças infantis.
Abaixo alguns momentos do teatro apresentado para as crianças.


                                O GRANDE RABANETE


                                A CASA SONOLENTA


               CHAPEUZINHO VERMELHO                      

OS TRÊS PORQUINHOS

Sustentabilidade

As professoras do Infantil estão trabalhando com o projeto Sustentabilidade, apreciem alguns dos trabalhos desenvolvidos neste tema.


Em robótica a montagem do triturador propôs a reciclagem do papel e a transformação deste material em arte.






                     RECICLAGEM



      

                 CUIDADOS COM A ELETRICIDADE
Parte do projeto em parceria com a Eletropaulo desenvolvido pela pela professora Rosilene.


A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA OS SERES VIVOS

Entender a importância da água para os seres vivos foi o desafio proposto pela professora Marleide, que através da experiencia da plantinha provou aos alunos que sem água não há como sobreviver, por isso a importância de conserva-la.






No laboratório de informática a turma da professora Marleide, aprende a mexer no computador com  softwares adequado a idade e desenvolvimento deles.





               

               ATIVIDADES COM NOMES






RECONTO "CHAPEUZINHO VERMELHO" TURMA INFANTIL V ( Professora Rosi)
Neste trimestre nossos alunos fizeram exploração das ferramentas do computador em jogos de arrastar figuras, pintura e jogos de memória. Em robótica para turminhas do infantil III, a proposta era de conferir peças cada grupo de uma determinada cor. Para as turminhas dos maiores fizemos a conferência e depois deixamos espaço para livre montagem.

O objetivo da informática educativa para as crianças do infantil é trazer o computador para o cenário das experiências infantis, possibilitando que este seja mais uma ferramenta na descoberta do mundo das coisa, das representações e da aprendizagem.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.