2º ANOS

PROFESSORAS GLENDA, SHIRLENE E ELAINE




Atividade realizada com a Professora Elaine do 2º ano, que tem como proposta  uma abordagem, que além de aproximar o repertório de musica popular que pretende trabalhar , ajuda a quebrar preconceitos, desenvolve habilidades de interpretação do texto literário, isto é, mostra o que há nas entrelinhas da mensagem poética, recorrendo à música popular.
Colocar em prática uma das propostas dos PCN de Língua Portuguesa: trabalhar a interdisciplinaridade.








"Brincando com o Alfabeto". turma professora Glenda, com o objetivo de ampliar o repertório de letras da turminha. No laboratório continuaram com a atividade utilizando o software SEBRAN. 


Musicalidade, criatividade, ludicidade. Formas de expressão que conduzem ao conhecimento. As professoras Glenda e Shirlene fizeram o Acolhimento da turminha do 2º ano com muita alegria através da contaçao de história " Chapeuzinho Amarelo",  reconto pelos alunos e finalizando com uma linda dobradura .






Utilizamos o JCLIC, para preparar atividades pontuais, que são apresentadas pelo professor da sala. Nesta atividades, a professora Shirlene necessitava de atividades de ortografias com desafios, focando em silbas complexas. Assim foi esta aula maravilhosa, que prendeu a atenção dos alunos pois a cada etapa um novo modelo de atividade era apresentado, da cruzadinha para o caça palavras, do caça palavras para jogo de memória e até charadas. Tudo isso preparado para que o aluno se sinta num ambiente interativo, onde a aprendizagem é o foco.




ANIMAÇÃO

Animação produzida no programa Artpad, pelas turmas das professoras Leide e Regina do 2º anos (manhã).
Teve por objetivo exploração da letra da música "Aquarela" de Toquinho, reescrita, criação estética em arte e no aplicativo artpad.
também foi explorado os aplicativos tuxpaint, vídeos e criação em sala de aula.





PROJETO DIÁLOGO CULTURAL

LIVROS PRODUZIDO PARA EXPLORAR AS RIQUEZAS DA REGIÃO SUL








Um personagem bem construído é fundamental para o funcionamento de uma história e de sua narrativa.




O que o aluno poderá aprendeu com esta aula:
Realizar antecipações e interpretações durante a leitura;
Trabalhar o reconhecimento de personagem e características dos mesmo;
Fazer com que a criança se perceba como ser único, desenvolvendo atitude de aceitação


recursos utilizados: recorte e cole, netbooks para pesquisa, digitação no laboratório.



TRABALHANDO COM GÊNEROS TEXTUAIS

PROFESSORAS ALESSANDRA, PRISCILA, MÔNICA


Os diferentes gêneros textuais fazem parte do nosso cotidiano
Os gêneros são inúmeros: conto de fadas, conto de humor, narrativa de aventuras, piada, carta pessoal, lista de compras, carta do leitor, bilhete,convite, reportagem, noticia de jornal, horóscopo, receita culinária, narrativa de enigma, conversa telefônica, resenha, charge, cartum, conversa espontânea e assim por diante. É importante ressaltar que, com o passar dos tempos, novos gêneros vão surgindo. 
Tomem-se como exemplo disso os gêneros surgidos com os avanços da informática: bate-papo por computador, e-mail, chat, etc.
O modelo abaixo foi produzido pelos alunos Felipe e Heloisa da professora Alessandra, ainda esta em construção.
           


Trabalhando com ficha técnica pessoal:




PIPI MEIALONGA

LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO, GÊNERO TEXTUAL, ARTE, ATIVIDADES.
Foi a proposta elaborada pela professora Bruna e o Laboratório neste semestre.


                                                       Open publication - Free publishing - More news

Prof.ª Bruna Essi Alfonsi
7
TRABALHO REALIZADO COM A TURMA PROFESSORA MÔNICA.  APRECIAÇÃO, RELEITURA, ARTE, ÁUDIO-LIVRO O BGA Professora Mônica por mcosme no Videolog.tv.
Trabalho realizado com a Turma professora Bruna com o tema ´"Árvore Genealogica" contribuiu para a investigação e coleta de dados, pesquisa na internet, entrevista. Busca de fatos históricos da família. Esta sequencia de atividades ainda esta em andamento buscando resgatar as histórias familiares interligando as particularidades em contextos mais amplos; valorizando a articulação entre diferentes áreas do conhecimento. Construir a capacidade de pensar historicamente, afirmando uma identidade familiar/pessoal integrada a um processo de mediação com vários sujeitos.
                                                    
                                                          JCLIC PARLENDAS
A professora Cida propôs para seus alunos o desafio de testarem seus conhecimentos na LOE, visando a leitura e ordenação das palavras, além também de regras de ortografia. Optamos por este jogo no JCLI, sob o tema já trabalhado em sala de aula, os alunos se divertiram enquanto ampliavam  seus conhecimentos. Parlendas por mcosme no Videolog.tv.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.