TEMPO DE ESCOLA



2014


Projeto

Sustentabilidade


EMEB Octavio Edgard de Oliveira
Instituição Responsável: CCAB Francisco Solano Trindade

COORDENADORA MARIELE SEN


Justificativa 
Este projeto tem como prioridade trabalhar as necessidades básicas da escola local através da perspectiva dos alunos, bem como desenvolver a consciência dos mesmos e da comunidade em relação ao uso consciente da água, visando que a escola se localiza no entorno da Represa Billings.
Alguns recursos naturais, não são infinitos e, se não forem usados com inteligência, um dia acabarão.
A água, por exemplo, pode um dia deixar de existir ou ficar muito escassa. São exemplos simples, como fechar a torneira enquanto escova os dentes, não lavar a calçada com a mangueira, diminuir o tempo do banho e até mesmo utilizar um sistema de captação e reutilização da água.
Entretanto, a ideia do projeto é trabalhar também com a utilização de materiais recicláveis de difícil decomposição, para transformar territórios dentro da escola onde atendam às necessidades priorizadas pelos alunos
Objetivo Geral 
Implantar ideias e práticas sustentáveis na escola e comunidade.
      Para a direção, coordenação pedagógica, professores e demais funcionários: Promover atitudes sustentáveis no coletivo e individual, agir coerentemente com elas.
      Para os alunos: Desenvolver atitudes diárias de respeito ao ambiente e à sustentabilidade, espalhando assim essa ideia para comunidade ao entorno.
Objetivo Específico
Organizar a escola e comunidade de forma que suas necessidades sejam supridas sem prejuízos ao meio ambiente.
 
Atividades
Promover atividades que desenvolvam nos alunos às práticas sustentáveis bem como a economia e reutilização da água, obtendo conhecimentos e passando essas práticas para outros que convivem em sua comunidade.
·         Exposição de desenhos;
·         Exposição de fotos; 
·         Painel de poesia;
·         Leitura de textos;
·         Plantio;
·         Produção de cartazes;


Tempo estimado
Um semestre. 

Material necessário
Cartazes para a confecção de avisos sobre desperdício, papéis para produção de atividades ilustrativas e material escolar em geral, mudas de plantas, pneus, tintas, kit jardinagem, terra e adubo.
Desenvolvimento 

1ª etapa - Planejamento em equipe;




 



 2ª etapa – Vivência em ações ambientais;





3ª etapa - Diagnóstico inicial/Troca de conhecimentos;

No início do desenvolvimento desse tema, os alunos não conseguiam expressar claramente suas opiniões e nem conhecimento prévio a respeito do assunto abordado. Porém a coordenadora Mariele juntamente com os educadores Junior e Diego se empenharam em resgatar com os alunos o que eles já tinham ouvido falar e também passando informações novas a respeito do assunto para que os mesmos pudessem agregar mais conhecimento. Nas aulas de capoeira o educador Junior pôde trabalhar com o tema “Capoeira e a cidadania”, resgatando com os alunos práticas cotidianas que podemos ter para agir com respeito ao outro e ao meio.
O educador Diego da oficina de esportes trabalhou com o tema “Esportes e minhas responsabilidades sociais”, passando aos alunos ações que devemos ter como parte da sociedade para cuidar do meio ambiente.
No decorrer do desenvolvimento do projeto, que terá o seu fechamento no final do mês de novembro, os alunos têm realizado diversas tarefas, bem como cartazes de conscientização, produção de desenhos com orientações para reutilização e captação de água, alguns alunos participaram de uma matéria feita pela rede globo relacionada ao assunto. E durante as oficinas, em suas práticas diárias os alunos também tem colocado em pratica o respeito ao outro e ao meio. Sendo orientados também pelas agentes de apoio Francisca e Jacilene, durante as refeições, o lavar as mãos o usar o banheiro, podendo exercer nesses momentos práticas sustentáveis que tem aprendido no dia a dia durante as oficinas.
Relato do aluno Ruan Pablo a respeito do que tem aprendido no projeto: “Eu aprendi muita coisa legal, eu ouvi falar que a água do mundo está acabando, por isso eu estou economizando”.







PRODUÇÃO DE ATIVIDADES






ENTREVISTA A REDE GLOBO


4º etapa – Saída para eventos/ implantação;


Os alunos levaram o tema também para as ruas, participando do desfile Cívico Militar em São Bernardo do Campo e do aniversário do Programa Tempo de Escola realizado no CENFORPE.




Neste ano também, pensando na sustentabilidade, os alunos do programa têm trabalhado com a transformação do espaço na Emeb que estudam. A ideia utilizada pela equipe do TE e ampliada para os alunos de toda escola, é trabalhar com plantio e construção de um espaço para os alunos brincarem durante o recreio. A coordenadora Mariele apresentou a ideia do projeto para todas as turmas da escola, fazendo com que todos pudessem interagir e contribuir de alguma forma para desenvolvimento das atividades.

Visando também a necessidade de locais para os alunos brincarem na escola, foi sugerido uma eleição para que todos os alunos e funcionários pudessem votar na construção de um novo espaço para diversão no momento do recreio. As sugestões oferecidas foram: A construção de uma mini quadra ou um circuito de pneus pensando na reutilização de recursos recicláveis. Estamos na etapa de contagem de votos e captação de recursos para que as ideias sejam colocadas em prática.

Os alunos trabalharam como mesários e fiscais de sala, e os eleitores receberam título para anotarem seu nome, sessão e horário em que iriam realizar o seu voto. Para a produção da urna e comunicados foram utilizados materiais recicláveis, bem como caixas de papelão e banner que já havia sido utilizado no desfile Cívico.






DINÂMICA




CONSTRUÇÃO DO JARDIM EXTERNO












Em andamento

5ª etapa – Entrega das ações para comunidade;
 Dia 29/11/2014, sábado letivo. Entrega das ações realizadas para comunidade. Importância do cuidado e manutenção por parte de todos.

6ª etapa - Manutenção permanente das ações; 
Visando que o projeto realizado tem como intensão favorecer a escola e comunidade, entende-se que as ações permanentes devem partir da participação de todos.
A seguir estão descritas sugestões de ações a serem realizadas nos ambientes transformados:
Jardins
As plantas tem suas necessidades ambientais e precisam de cuidados apropriados, uma das recomendações é que sejam regadas pela manhã e noite para que, quando houver sol muito forte não sejam prejudicadas.

Proposta
·         Os alunos que estudam no período da manhã deverão ter um horário na grade, estabelecido desde o início das aulas, de preferência bem cedo, logo após a entrada a escola, para regar as plantas. Seria estabelecido um rodízio onde todas as turmas participariam dessa tarefa, podendo ser cada turma uma vez na semana.
No período da tarde os alunos realizarão a mesma tarefa, porém deve ser minutos antes do    horário de saída.
Durante as férias e finas de semana
·         A gestão escolar deve realizar um cronograma juntamente com os funcionários e pais, para que durante o recesso escolar, férias e finais de semana, os pais que moram próximo a comunidade ou funcionários que estarão trabalhando durante esses períodos, bem como vizinhos da escola realizem a tarefa de regar as plantas e manter o cuidado com as mesmas. Durante esse período.

Circuito de pneus
·         A gestão escolar deve se responsabilizar pela administração da manutenção desse espaço bem como já é responsável pelos demais espaços da unidade escolar.
Pensando em contratar profissionais que possam fazer reparos caso seja necessário, ou propor para equipe de funcionários em especial os professores, propostas de ações com os alunos quando houver necessidade de manutenção.






Turmas participantes:
Turmas A, B, C e D (todas as turmas participantes do programa tempo de escola na 
EMEB Octavio Edgard de Oliveira).

Equipe colaboradora ONG C.C.A.B Francisco Solano Trindade
Coordenadora geral: Viviane Marques
Coordenadora técnica: Daisy Anne
Coordenadora administrativa: Vera Lucia Matos


Colaboradores na implantação do projeto

Equipe Tempo de Escola
Agentes de apoio:
Francisca Neves
Jacilene Ferrari
Educadores:
Vilmar Junior
Diego Augusto
Coordenação: Mariele Sen


2013

TEMPO DE ESCOLA
EQUIPE 2013

Aconteceu no Octávio no dia 30 de Abril a primeira reunião com pais dos alunos do Tempo de Escola.
O programa atende alunos no contra-turno e desenvolve atividades de dança, capoeira e esportes sob a coordenação de George Vilches.







A equipe 2013 do Tempo de Escola da EMEB Octávio Edgard começou as atividades desse ano desenvolvendo como tema o poeta Vinicius de Moraes. Nas aulas de capoeira, esportes e dança, os alunos têm a oportunidade de conhecer mais da vida e da obra deste grande artista que é um dos símbolos da poesia brasileira.
Colagens, desenhos, coreografias, atividades lúdicas: Tudo é motivo e propicia contato com a vasta obra de Vinicius.
Os alunos mostram domínio sobre o artista, se divertem e aprendem brincando.



VISITA MICROSOFT







Os alunos do Programa Tempo de Escola da EMEB Octávio Edgard participaram do evento da Microsoft Road Show onde tiveram a oportunidade de conhecer novas mídias de comunicação e participar de uma divertida gincana. Um dia de alegria e novidades para todos os envolvidos.



ARQUIVOS 2012



PRODUÇÃO DE MÚSICA DE CAPOEIRA PELOS ALUNOS DO PROFESSOR JUNIOR



OFICINAS EM SALA DE AULA









OFICINA RECICLAGEM DE PNEU

Primeiro momento vídeo no laboratório explorando a necessidade da reciclagem apra o meio ambiente.
Etapa seguinte foi concluída na quadra com a participação da turminha do infantil da professora Rose.







FOLCLORE




Relato: 

Neste mês além de reforçaros os temas e atividades do bimestre 
anterior abordamos alguns temas transversais tais como reciclagem, folclore, 
meio ambiente e cultura Afro Brasileira sendo trabalhados através de jogos, 
vídeos e vivências. 
Com o tema reciclagem e meio ambiente começamos com o arame do 
berimbau que extraído do pneu mostrando as crianças como podemos reutilizar 
materiais que prejudicam o meio ambiente, esta é a primeira parte de um 
Berinlata um Berimbau feito totalmente de materiais recicláveis. Neste dia a 
atividade foi realizada na quadra da escola, onde uma classe da educação 
infantil participou da oficina assim como alguns professores e a diretora da 
escola o objetivo foi socializar o conteúdo da oficina, já que os mesmos estão 
trabalhando dentro do mesmo tema. 
No folclore além da capoeira que já faz parte deste contexto incluímos 
lendas e brincadeiras na oficina, na parte final das aulas sempre reunimos os 
alunos para a contação das lendas tais como: “Mula sem cabeça”, “Neguinho 
do pastoreio”, “Boitatá” entre outras, para que a aluna de DA/Surdez 
entendesse a história trabalhamos também com sequência de imagens.
Os alunos estão dominando a parte de musicalização onde já sentem a 
energia e a importância do trabalho em grupo na roda de capoeira, sabendo 
que para o amigo jogar temos que tocar cantar e bater palmas. 
As atividades e seus conteúdos propostos para este mês, foram 
contemplados com sucesso, sem maiores alterações. 
 Arte educador Vilmar Jr 
Reutilizando o Pneu 
Musicalização! 
Vídeo 
Mural 
Contação de Lendas!
Movimentos!
Integração - Inf. 





Primeiro semestre vídeo produzido e editado pela coordenadora Maristela




SÁBADO DA FAMÍLIA COM APRESENTAÇÕES DO TEMPO DE ESCOLA