2014
Projeto
Sustentabilidade
EMEB Octavio Edgard de Oliveira
Instituição Responsável: CCAB Francisco Solano Trindade
COORDENADORA MARIELE SEN
Justificativa
Este projeto tem como prioridade trabalhar as necessidades
básicas da escola local através da perspectiva dos alunos, bem como desenvolver
a consciência dos mesmos e da comunidade em relação ao uso consciente da água,
visando que a escola se localiza no entorno da Represa Billings.
Alguns recursos naturais, não são infinitos e, se não forem
usados com inteligência, um dia acabarão.
A água, por exemplo, pode um dia deixar de existir ou ficar
muito escassa. São
exemplos simples, como fechar a torneira enquanto escova os dentes, não lavar a
calçada com a mangueira, diminuir o tempo do banho e até mesmo utilizar um
sistema de captação e reutilização da água.
Entretanto, a ideia do projeto é trabalhar também com a
utilização de materiais recicláveis de difícil decomposição, para transformar
territórios dentro da escola onde atendam às necessidades priorizadas pelos
alunos
Objetivo Geral
Implantar ideias
e práticas sustentáveis na escola e comunidade.
• Para a direção, coordenação pedagógica,
professores e demais funcionários: Promover
atitudes sustentáveis no coletivo e individual, agir coerentemente com elas.
• Para os alunos: Desenvolver atitudes diárias de respeito ao ambiente e à
sustentabilidade, espalhando assim essa ideia para comunidade ao entorno.
Objetivo Específico
Organizar a
escola e comunidade de forma que suas necessidades sejam supridas sem prejuízos
ao meio ambiente.
Atividades
Promover atividades que desenvolvam nos alunos às práticas
sustentáveis bem como a economia e reutilização da água, obtendo conhecimentos
e passando essas práticas para outros que convivem em sua comunidade.
·
Exposição de desenhos;
·
Exposição de fotos;
·
Painel de poesia;
·
Leitura de textos;
·
Plantio;
·
Produção de cartazes;
Tempo estimado
Um semestre.
Um semestre.
Material necessário
Cartazes para a confecção de avisos sobre desperdício, papéis para produção de atividades ilustrativas e material escolar em geral, mudas de plantas, pneus, tintas, kit jardinagem, terra e adubo.
Cartazes para a confecção de avisos sobre desperdício, papéis para produção de atividades ilustrativas e material escolar em geral, mudas de plantas, pneus, tintas, kit jardinagem, terra e adubo.
Desenvolvimento
1ª etapa - Planejamento em equipe;
2ª etapa – Vivência em ações ambientais;
3ª etapa - Diagnóstico inicial/Troca de conhecimentos;
No início
do desenvolvimento desse tema, os alunos não conseguiam expressar claramente suas
opiniões e nem conhecimento prévio a respeito do assunto abordado. Porém a
coordenadora Mariele juntamente com os educadores Junior e Diego se empenharam
em resgatar com os alunos o que eles já tinham ouvido falar e também passando
informações novas a respeito do assunto para que os mesmos pudessem agregar mais
conhecimento. Nas aulas de capoeira o educador Junior pôde trabalhar com o tema
“Capoeira e a cidadania”, resgatando com os alunos práticas cotidianas que
podemos ter para agir com respeito ao outro e ao meio.
O
educador Diego da oficina de esportes trabalhou com o tema “Esportes e minhas
responsabilidades sociais”, passando aos alunos ações que devemos ter como
parte da sociedade para cuidar do meio ambiente.
No
decorrer do desenvolvimento do projeto, que terá o seu fechamento no final do
mês de novembro, os alunos têm realizado diversas tarefas, bem como cartazes de
conscientização, produção de desenhos com orientações para reutilização e
captação de água, alguns alunos participaram de uma matéria feita pela rede
globo relacionada ao assunto. E durante as oficinas, em suas práticas diárias
os alunos também tem colocado em pratica o respeito ao outro e ao meio. Sendo
orientados também pelas agentes de apoio Francisca e Jacilene, durante as refeições,
o lavar as mãos o usar o banheiro, podendo exercer nesses momentos práticas
sustentáveis que tem aprendido no dia a dia durante as oficinas.
Relato do
aluno Ruan Pablo a respeito do que tem aprendido no projeto: “Eu aprendi muita coisa
legal, eu ouvi falar que a água do mundo está acabando, por isso eu estou
economizando”.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADES
ENTREVISTA A REDE GLOBO
4º etapa – Saída para eventos/ implantação;
Os alunos
levaram o tema também para as ruas, participando do desfile Cívico Militar em São
Bernardo do Campo e do aniversário do Programa Tempo de Escola realizado no
CENFORPE.
Neste ano também, pensando na
sustentabilidade, os alunos do programa têm trabalhado com a transformação do
espaço na Emeb que estudam. A ideia utilizada pela equipe do TE e ampliada para
os alunos de toda escola, é trabalhar com plantio e construção de um espaço para
os alunos brincarem durante o recreio. A coordenadora Mariele apresentou a
ideia do projeto para todas as turmas da escola, fazendo com que todos pudessem
interagir e contribuir de alguma forma para desenvolvimento das atividades.
Visando também a necessidade de
locais para os alunos brincarem na escola, foi sugerido uma eleição para que
todos os alunos e funcionários pudessem votar na construção de um novo espaço
para diversão no momento do recreio. As sugestões oferecidas foram: A
construção de uma mini quadra ou um circuito de pneus pensando na reutilização
de recursos recicláveis. Estamos na etapa de contagem de votos e captação de
recursos para que as ideias sejam colocadas em prática.
Os alunos trabalharam como
mesários e fiscais de sala, e os eleitores receberam título para anotarem seu
nome, sessão e horário em que iriam realizar o seu voto. Para a produção da
urna e comunicados foram utilizados materiais recicláveis, bem como caixas de
papelão e banner que já havia sido utilizado no desfile Cívico.
DINÂMICA
CONSTRUÇÃO DO JARDIM EXTERNO
Em andamento
5ª etapa – Entrega das ações para comunidade;
Dia 29/11/2014,
sábado letivo. Entrega das ações realizadas para comunidade. Importância do
cuidado e manutenção por parte de todos.
6ª etapa - Manutenção permanente das ações;
Visando que o projeto realizado tem como
intensão favorecer a escola e comunidade, entende-se que as ações permanentes
devem partir da participação de todos.
A seguir estão descritas sugestões de
ações a serem realizadas nos ambientes transformados:
Jardins
As plantas tem suas necessidades
ambientais e precisam de cuidados apropriados, uma das recomendações é que
sejam regadas pela manhã e noite para que, quando houver sol muito forte não
sejam prejudicadas.
Proposta
·
Os alunos que estudam no período da
manhã deverão ter um horário na grade, estabelecido desde o início das aulas,
de preferência bem cedo, logo após a entrada a escola, para regar as plantas.
Seria estabelecido um rodízio onde todas as turmas participariam dessa tarefa,
podendo ser cada turma uma vez na semana.
No período da tarde os alunos realizarão a mesma tarefa, porém deve ser minutos
antes do horário de saída.
Durante as férias e finas de semana
·
A gestão escolar deve realizar um
cronograma juntamente com os funcionários e pais, para que durante o recesso
escolar, férias e finais de semana, os pais que moram próximo a comunidade ou
funcionários que estarão trabalhando durante esses períodos, bem como vizinhos
da escola realizem a tarefa de regar as plantas e manter o cuidado com as
mesmas. Durante esse período.
Circuito de pneus
·
A gestão escolar deve se responsabilizar
pela administração da manutenção desse espaço bem como já é responsável pelos demais
espaços da unidade escolar.
Pensando em contratar profissionais que possam fazer reparos caso seja
necessário, ou propor para equipe de funcionários em especial os professores,
propostas de ações com os alunos quando houver necessidade de manutenção.
Turmas participantes:
Turmas A, B, C e D (todas
as turmas participantes do programa tempo de escola na
EMEB Octavio Edgard de
Oliveira).
Equipe colaboradora ONG C.C.A.B Francisco Solano Trindade
Coordenadora geral:
Viviane Marques
Coordenadora técnica:
Daisy Anne
Coordenadora
administrativa: Vera Lucia Matos
Colaboradores na implantação do projeto
Equipe Tempo de Escola
Agentes de apoio:
Francisca Neves
Jacilene Ferrari
Educadores:
Vilmar Junior
Diego Augusto
Coordenação: Mariele Sen
2013
TEMPO DE ESCOLA
EQUIPE 2013
Aconteceu no Octávio no dia 30 de Abril a primeira reunião com pais dos alunos do Tempo de Escola.
O programa atende alunos no contra-turno e desenvolve atividades de dança, capoeira e esportes sob a coordenação de George Vilches.
A equipe 2013 do Tempo de Escola da EMEB Octávio Edgard começou as atividades desse ano desenvolvendo como tema o poeta Vinicius de Moraes. Nas aulas de capoeira, esportes e dança, os alunos têm a oportunidade de conhecer mais da vida e da obra deste grande artista que é um dos símbolos da poesia brasileira.
Colagens, desenhos, coreografias, atividades lúdicas: Tudo é motivo e propicia contato com a vasta obra de Vinicius.
Os alunos mostram domínio sobre o artista, se divertem e aprendem brincando.
VISITA MICROSOFT
Os alunos do Programa Tempo de Escola da EMEB Octávio Edgard participaram do evento da Microsoft Road Show onde tiveram a oportunidade de conhecer novas mídias de comunicação e participar de uma divertida gincana. Um dia de alegria e novidades para todos os envolvidos.
ARQUIVOS 2012
PRODUÇÃO DE MÚSICA DE CAPOEIRA PELOS ALUNOS DO PROFESSOR JUNIOR
OFICINAS EM SALA DE AULA
OFICINA RECICLAGEM DE PNEU
Primeiro momento vídeo no laboratório explorando a necessidade da reciclagem apra o meio ambiente.
Etapa seguinte foi concluída na quadra com a participação da turminha do infantil da professora Rose.
FOLCLORE
Relato:
Neste mês além de reforçaros os temas e atividades do bimestre
anterior abordamos alguns temas transversais tais como reciclagem, folclore,
meio ambiente e cultura Afro Brasileira sendo trabalhados através de jogos,
vídeos e vivências.
Com o tema reciclagem e meio ambiente começamos com o arame do
berimbau que extraído do pneu mostrando as crianças como podemos reutilizar
materiais que prejudicam o meio ambiente, esta é a primeira parte de um
Berinlata um Berimbau feito totalmente de materiais recicláveis. Neste dia a
atividade foi realizada na quadra da escola, onde uma classe da educação
infantil participou da oficina assim como alguns professores e a diretora da
escola o objetivo foi socializar o conteúdo da oficina, já que os mesmos estão
trabalhando dentro do mesmo tema.
No folclore além da capoeira que já faz parte deste contexto incluímos
lendas e brincadeiras na oficina, na parte final das aulas sempre reunimos os
alunos para a contação das lendas tais como: “Mula sem cabeça”, “Neguinho
do pastoreio”, “Boitatá” entre outras, para que a aluna de DA/Surdez
entendesse a história trabalhamos também com sequência de imagens.
Os alunos estão dominando a parte de musicalização onde já sentem a
energia e a importância do trabalho em grupo na roda de capoeira, sabendo
que para o amigo jogar temos que tocar cantar e bater palmas.
As atividades e seus conteúdos propostos para este mês, foram
contemplados com sucesso, sem maiores alterações.
Arte educador Vilmar Jr
Reutilizando o Pneu
Musicalização!
Vídeo
Mural
Contação de Lendas!
Movimentos!
Integração - Inf.
Primeiro semestre vídeo produzido e editado pela coordenadora Maristela
SÁBADO DA FAMÍLIA COM APRESENTAÇÕES DO TEMPO DE ESCOLA